Design UI para o sucesso de marketing digital
Atualmente, a internet se tornou uma ferramenta fundamental para empreendedores, estratégias de marketing e para otimizar os resultados de negócios. O marketing digital tornou-se uma fonte relevante para o sucesso da empresa, mas para alcançá-lo é essencial conhecer as melhores práticas no setor. Uma que se tornou uma tendência indispensável é o Design UI.
UI significa Interface do Usuário e é aquilo que os usuários finais vêem e interagem. Ultimamente, o design tem tido um peso tão grande no marketing digital, que é essencial ter o melhor possível, para conseguir um bom posicionamento nesse meio. Um bom UI Design, permeia o ecossistema de marketing digital, desde o SEO, sites, anúncios, redes sociais, aplicativos e sistemas, tudo isso para melhor atender as necessidades do seu usuário, e alcançar resultados positivos.
O que é UI Design
UI Design é o processo de criação interativa que melhora a experiência do usuário durante a jornada digital, tornando-a intuitiva e satisfatória. O Design UI tem como objetivo criar uma interface limpa, moderna, funcional e intuitiva, para qualquer tipo de dispositivo em que as pessoas podem interagir (desktop, laptop, celular, tablet etc.).
Display Agnóstico
No design UX/UI é essencial ter em mente o que chamamos de Display Agnóstico. É estruturar a interface para que dispare quaisquer displays que seu usuário possa ter, o que é chamado de Responsive Design. Com isso, a aparência da página muda para o melhor aproveitamento de acordo com o dispositivo que esteja sendo utilizado.
Principais benefícios
Um projeto bem desenhado de design UI traz uma série de benefícios que aumentam a qualidade e desempenho de produtos, sites, apps e sistemas. Esses benefícios chegam desde experiências satisfatórias aos usuários, até a maximização dos resultados de marketing digital.
*Facilitar a navegação e a experiência do usuário ao interagir com o site.
*Criar possibilidades de aumentar a receita da empresa.
*Aumentar a quantidade de visualizações em sua página.
*Diminuir os índices de abandono.
*Melhorar a imagem da empresa.
*Afetar positivamente o SEO, pois sua página será mais bem vista pelos algoritmos.
Formas e técnicas
As melhores práticas de design UI são baseadas em três pilares: o Segmentar, Otimizar e Adaptar. Para segmentar, você tem que identificar o tipo de usuário, para quem está desenvolvendo. Otimizar, descobrir qual a melhor forma para apresentar conteúdo. Adaptar, considerar o contexto da experiência, exclusivamente pensando no usuário.
Com o uso de Design UI aumenta-se o engajamento em todos os canais de marketing?
Sim! O design UI tornou-se essencial para o marketing nesta era digital, pois ter contato com o público-alvo é a parte principal do processo de aquisição. Alguns dos benefícios que asseguram uma experiência positiva são: sites descritivos e intuitivos, logo e identidade visual fortes, aplicativos intuitivos e rápidos, e plataformas com velocidade satisfatória para carregamento.
Como medir o desempenho de um Design UI?
Existem várias formas de realizar uma medição completa de design UI, e alguns insights importantes que podem indicar se é necessário alterar alguns pontos ou não. Acompanhe o número de cliques, taxa de conversão, tempo gasto até a conclusão, taxa de retenção, qualidade do conteúdo oferecido na página, entre outros.
Conclusão
O design UI é uma parte importante do marketing digital e tem um efeito direto na experiência de usuário. A informação e a experiência precisam interagir, para que os usuários possam ter uma sensação de domínio sobre o website. Dessa forma, as empresas garantem o seu relacionamento com os usuários e assim melhoram oposicionamento no SEO, obtêm mais visualizações e aumentam a sua receita. Considerando isso, fica claro que o design UI é essencial para maximizar os resultados de marketing digital.


