Como Colocar Seu Site na Busca do Google
Se você tem um website ou está desenvolvendo um, quer que ele seja visto, certo? Sem uma boa prática de SEO ou publicidade pagas, ficarão as chances de você conseguir um contato para seu negócio reduzidas. É aqui que aparecem as práticas peculiarmente direcionadas à os mecanismos de pesquisa como o Google para aumentar suas chances de ser encontrado.
As pessoas infinitas que pesquisam na internet todos os dias, usando o Google, são os seus clientes em potencial e, por isso, a busca orgânica é tão importante. É aqui que, geralmente, é definido o sucesso de um website, seja ele um blog, uma loja online ou um site de serviços.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que o SEO não é uma ciência exata e que não existe uma resposta única para se colocar um site na busca do Google. O que existe, sim, são muitas táticas bem aplicadas que garantem resultados. Por isso, vamos detalhar nesse texto algumas práticas de SEO que são fundamentais para que o Google, e os demais mecanismos de pesquisa, permitam que seu site e conteúdos surjam nos resultados orgânicos.
Práticas de SEO Avançadas e Inbound Marketing
Vamos começar por falar de algumas práticas básicas que, na maioria das vezes, funcionam muito bem para colocar o website no Google. Entre elas, temos o desenvolvimento de um bom design de sites, a utilização de palavras-chave relevantes nos conteúdos, a publicação de conteúdos de qualidade de forma regular, e a otimização da identidade visual para que o site fique conciso e coerente.
Como qualquer crescimento no mundo digital, demanda tempo e dedicação, é importante continuar fazendo as otimizações que citamos e aproveitar outros recursos do Marketing Digital, como anúncios no Google, gerenciamento de redes sociais, blog e produção de textos, plataforma de conversão e apps, campanhas para redes sociais e produção de conteúdos.
Outro recurso interessante é o Inbound Marketing, que se trata da produção de conteúdo atrativo para o público, levado até ele com ferramentas como o SEO, a produção e distribuição de conteúdo e a construção de relacionamentos, tudo baseado no que de mais interessante a audiência deseja. O Inbound é um dos nomes dados ao estilo de marketing atualmente mais importante.
Gerenciamento de Tráfego e Anúncios
O gerenciamento de tráfego e dos anúncios também é importante, pois faz parte de como colocar um site na busca do Google, além de influenciar consideravelmente no ranking e nas demais estratégias de marketing digital, especialmente no que se refere a desenvolvimento de novas oportunidades para unidades de contato.
As plataformas de anúncios são indispensáveis em qualquer projeto, pois são elas que permitem direcionar o tráfego certo de usuários e direcioná-los para as landing pages, onde, em teoria, se concluem as conversões dos contatos de seu negócio.
Cada plataforma possui um jeito certo de seguir, para que os resultados sejam alcançados, e você precisa de uma agência especializada para conseguir identificar o que está te o impedindo de colocar o seu site na busca do Google.
Marketing B2B
Quando o assunto é marketing digital para empresas, as regras a seguir são diferentes. Se você está trabalhando com empresas B2B, precisa utilizar estratégias diferentes, pois a mentalidade é outra.
Neste caso, é preciso ter um insights certo do que é necessário, entender a linguagem dos negócios do seu público, colocar alguns recursos extras para provar a credibilidade da empresa e adaptar tudo para a web com estratégias práticas, como conteúdo interessante, por exemplo. Afinal, o mundo virtual é otimizado para o comportamento humano, portanto, deve ser adaptado dentro da mentalidade do público.
O que as Startups Precisam Saber?
Para as startups, o cenário é mais complicado, pois elas têm pressa para realizar tarefas num curto espaço de tempo e são menores, recursos financeiros e profissionais, limitando as estratégias que podem ser usadas, mas é possível entregar um bom resultado com planejamento, dedicação e um pouco de criatividade.
Neste caso, é importante equilibrar as estratégias, escolhendo recursos que te ajudem a ter maior visibilidade garantindo resultados. Algumas dicas incluem: criar um site responsivo, gerar conteúdos relevantes para a audiência e focar nos objetivos, sempre priorizando ações que entreguem valor para o público.
Conclusão
Ter um website e querer que ele seja visto pelos usuários do Google é quase uma queixa comum entre aqueles que possuem sites, mas existem formas de tornar isso mais fácil.
Incluir práticas de SEO da melhor forma possível, usar estratégias de Inbound Marketing, direcionar anúncios e gerenciar bem o tráfego é o que precisa ser feito para colocar o website na busca do Google.
E, por falar em boas práticas, não espere pelos melhores resultados imediatos; é preciso muito planejamento, dedicação e o melhor uso de recursos para alcançar os melhores resultados orgânicos. Afinal, o sucesso de um site começa com otimizações de SEO para que você consiga colocar o site na busca do Google.


